sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Rota do Sol

Chegou o grande dia! Vamos encarar a Rota do Sol até o litoral gaúcho. Agilizamos tudo de manhã e ficamos liberados para sair no início da tarde. Saímos às 13:15, com pouco combustível. Olhei a autonomia da moto, e dava pra fazer 60km. Pegamos um pouco de tráfego na BR-386 e na BR-116 até Novo Hamburgo. Após, quando começamos a subir a serra, o movimento diminuiu. Andamos vários quilômetros e nada da tenda do Umbú, onde combinamos previamente a primeira parada. Minha autonomia era pra 60km, mas consegui chegar à tenda do Umbú, que fica a 70km de casa. Até aqui demoramos 1 hora. O meu tanque estava seco, o do Ricardo ainda tinha uns 6 litros. Abastecemos e saímos em direção à Nova Petrópolis. Essa subida, de Novo Hamburgo à Nova Petrópolis é muito legal, o asfalto é excelente e as curvas são muito boas para dar uma deitadinha na moto. Quando chegamos em Nova Petrópolis a surpresa: a estrada para Caxias estava bloqueada. Acabamos até nos incomodando com a Polícia Rodoviária Federal (um absurdo!), mas isso é assunto para outro post. Como a estrada estava bloqueada, as alternativas eram: 1) voltar até São Leopoldo e ir pra Caxias via Farroupilha; 2) ir até São Francisco de Paula e pegar em direção à Santo Antônio; ou 3) também ir até São Francisco de Paula, e lá se dirigir para a Rota do Sol. Optamos pela terceira alternativa. Para ir até S.F. de Paula nós passamos por Gramado, onde fizemos a segunda parada para eu tomar uma água e o Ricardo uma Coca-Cola. Depois desse breve pit stop, nos mandamos para S.F. de Paula. A estrada nesse é trecho é muito boa, mas quando entramos na RS-020, que é a estrada que vai até a Rota do Sol, nos deparamos com trechos em péssimas condições, com buracos e falta de sinalização. Caímos em alguns buracos, e nessa parte consegui dar a minha primeira cantada de pneu, para tentar evitar outro buraco. É bom pra dar experiência. Chegamos no entroncamento com a Rota do Sol por volta das 17:00. Seguimos mais um pouco até chegarmos a um posto Charrua com um baita restaurante. Demos uma paradinha um pouco mais longa, com direito a uma Skol Shot pra cada um. Eu ainda comi um Pingo D'Ouro e o Ricardo um picolá de brigadeiro. Esse restaurante estava bem vazio, com cara de quebradão, mas acho que foi só impressão. Deve bombar na hora do movimento na estrada. Ficamos uns 20 minutos parados, e voltamos para a estrada às 18:00. Dali seguimos direto até Terra de Areia, e nesse trecho passamos por várias paisagens bonitas. Aqueles túneis sob os morros e as longas pontes que vemos nos cartões postais da Rota do Sol aparecem a todo momento. É uma descida impressionante, minada de curvas. Ali eu "consegui" dar a minha segunda cantada de pneu desde que saímos de casa a moto. É que eu fazia as curvas a 60km/h, 70km/h, mas essa iniciava normal e depois fechava rapidamente. Tive que ir aos freios e acabei dando uma balançada. Foi um santo remédio, pois isso não se repetiu mais. Tiramos várias fotos, mas algumas delas não saiu. A câmera fotográfica deu pau por falta de pilha. Depois de passarmos pela serra, alinhamos até Terra de areia. Lá tem um viaduto que passa por cima da BR-101. Atravessamos a BR e seguimos até a estrada do mar. A rota do Sol desemboca na Estrada do Mar, na altura de Curumim (próxima ao Aqua Lokos). Isso já era perto das 19:00, e nós, que havíamos saído de casa com 35ºC só de camiseta, começamos a gelar com o ventinho do litoral. Mas aí já estávamos praticamente no nosso destino, e nem paramos para botar a jaqueta. Chegamos em Rainha do Mar às 19:15, com muito pouco cansaço. Eu com dor na bunda e um pouco de dor nas costas, porque viajei com uma mochila nas costas com as jaquetas, câmeras, filmadora, etc. O Ricardo chegou inteiro, apenas com duas ferroadas de abelha no braço. É o ônus pra quem opta por viajar de camiseta. Foram 311km rodados em 6hs, com direito a 3 paradas programadas e 1 parada não programada (a do stress com a Polícia Rodoviária Federal). Passamos por dois pedágios de R$ 6,70, mas as motos são isentas. Constatamos que o que todo mundo fala sobre a Rota do Sol é verdadeiro, as paisagens são belíssimas e a estrada muito boa.